Foi realizada neta segunda-feira (16) a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) - um programa executado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura e Secretaria municipal de Educação de Água Doce, que tem o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e afastar crianças e adolescentes do mundo obscuro das drogas.
A solenidade de formatura dos 135 alunos do ensino fundamental aconteceu no auditório da U.E. B Pedro Mariano Moreno em Cana Brava, que foi marcada por diversas apresentação, discursos de agradecimentos, pela entrega dos certificados e pela leitura das melhores redações. Estiveram presentes na solenidade a Secretária Municipal de Educação Rosária Dias, a vereadora Maria de Jesus, representado a prefeita Thalita, o Coronel Luna da Policia Militar, o Sargento Alan Carter, a Policial Poliana representando a PM, o instrutor e Sargento Oliveira, professores e pais de alunos.
Sargento Oliveira |
O instrutor do programa no município Sargento Oliveira, destacou que a parceria envolve a Polícia Militar, a gestão municipal, secretaria de educação as escolas e as famílias dos alunos. "Nós trabalhamos em sala de aula 10 lições de boas práticas, orientando as crianças sobre os riscos provocados pelas drogas, alcoolismo, tabagismo, entre outros fatores de risco. Ao concluir mais esta etapa, percebemos o quanto é compensador, porque os alunos tornam-se multiplicadores dessa causa".
Coronel LUNA da Policia Militar |
O Coronel Luna, ressaltou a importância do projeto que é desenvolvido pela Policia Militar em parceria com a secretaria de educação, gestão municipal e das escolas. Sem estas parcerias não haveria possibilidade de desenvolver um programa que é de suma importância nas escolas municipais. "Em nome da corporação, agradecemos essa parceria com a Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão, pais, alunos e professores envolvidos no projeto". Enfatizou.
Secretária de Educação Rosária Dias |
A secretária de Educação, Rosaria Dias, afirmou que já têm outras escolas que devem ser contempladas com o programa. Segundo ela, a parceria com a PM deve ser mantida porque o programa vem surtindo efeitos mais que positivos. Rosária Dias parabenizou a todos os pais de alunos, alunos, professores, ao Instrutor e Sargento Oliveira, a policia militar na pessoa do Coronel Luna pela parceria com a gestão municipal no desenvolvimento deste projeto. “Com essa parceria estamos dando nossa contribuição para enfrentarmos a batalha contra a violência e o uso de drogas. E o reconhecimento pelo trabalho da nossa equipe em fazer com que esse programa possa lograr êxito. Isso serve como estímulo para continuarmos nessa luta", ressaltou.
Vereadora Maria de Jesus (DUDU) |
A Vereadora Maria de Jesus (DUDU), que esteve representando a prefeita Thalita Dias, disse está muito satisfeita e feliz com o trabalho desenvolvido pela secretaria municipal de educação em parceria com a policia militar. “Vamos intensificar o trabalho também com os pais dos alunos que estão no programa e expandir para outras escolas do município de Água Doce”.
Cassiane Gestora da UEB Pedro Mariano Moreno |
A Gestora da escola professora Cassiane, afirmou que a iniciativa promove bons princípios desde a infância. “ tenho certeza que todos os formandos estão entusiasmados e estarão repassando tudo o que aprenderam no Proerd sobre bullying e os males do cigarro, bebida e drogas. Sou extremamente grata à Prefeitura de Água Doce e a Secretária de Educação Rosária Dias por proporcionar base moral para crianças em fase de formação e à Polícia Militar pelo esforço e dedicação”. Cassiane finalizou suas palavras parabenizando a todos os alunos, e pais de alunos e agradecendo ao Instrutor do PROERD Sargento Oliveira, que foi incansável, e a todos os professores e funcionários da escola envolvidos no desenvolvimento do projeto.
PROERD – O programa que integra policiais militares no âmbito escolar a fim de orientar crianças e adolescentes é uma adaptação brasileira do programa americano Drugs Abuse Resistence Education (DARE), que surgiu em 1983. No Brasil, a iniciativa foi implantada em 1992, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário