domingo, 6 de maio de 2012

Vereador Mano Gonçalves será o vice de Valéria Lea


Vereador Mano Gonçalves

Faltando um pouco mais de um mês para o início das convenções – que vão de 10 a 30 de junho – ao que se diz nos bastidores da política araiosense, um grupo já tem seus candidatos majoritários. No caso em questão é o grupo de Manin Leal, que terá a sua filha Valéria Leal como candidata a prefeita, tendo como companheiro de chapa o vereador (Mãos Calejadas) Mano Gonçalves. Valéria é do PR e Mano do PSC que é presidido pelo também vereador Dadá Coutinho.

O acerto da chapa foi fechado ontem a noite no povoado Placa de Araioses e se espalhou como rastro de pólvora durante todo o dia de hoje sendo o assunto mais comentado na cidade. Do encontro participaram o prefeito Manin Leal, a pré-candidata Valéria Leal e os vereadores Mano Gonçalves e Dadá Coutinho. Dadá como presidente da legenda teria a preferência para ser o companheiro de chapa de Valéria, porém esse tem umas pendências, ao que parece insolúveis, que impede sua candidatura a qualquer cargo e por isso Mano foi o escolhido

Também comentam que numa pesquisa que foi realizada antes do encontro, entre eleitores de várias regiões de Araioses, apontou que o vereador Mano Gonçalves é o melhor nome para ser o vice na chapa de Valéria Leal. Elson, o filho mais velho do vereador Dadá Coutinho substituirá o pai como candidato a vereador. Porém nem todos gostaram da notícia sendo o descontentamento maior dentro do próprio grupo de Manin.

Para eles Mano é um nome muito popular, campeão de mandatos de vereador, mas também é um alvo e tanto para ser atingido pelos ataques, que com certeza virão do palanque e dos órgãos de comunicação da prefeita Luciana Trinta.

Também a notícia desagradou outras legendas que tinham portas abertas para um diálogo com Manin tendo em mente uma aliança mais avançada, mais renovadora, abrindo a possibilidade de renovação nos quadros da política de Araioses.


A vinda de Mano Gonçalves e Dadá Coutinho para o grupo de Manin Leal quebra a união dos cinco vereadores da oposição. Os outros três: Wilson Miranda (PSDB), Jorge Bittencourt (PDT) e Julio César (PT) não têm o controle de seus partidos e irão para onde as legendas forem. Jorge já é do PDT e estará em casa nessa união.

César depende do que decidir seu partido que é comandado por Chico do PT. Ele e o partido já esperaram por Manin, pelo menos duas vezes, para uma conversa que nunca houve e que agora com a escolha de Manin por Mano vai ser mais difícil ainda. É mais fácil Chico e seu grupo se unir a essa nova proposta (Flavia e Haroldo) se ela mesmo acontecer.

Situação mais difícil de compor é a do presidente da Câmara Wilson Miranda. Ele não tem o controle do partido e esse tem que sair coligado com outros para eleger alguém. O PSDB é presidido por Luis Carlos Gomes Xavier, o Sarney, mas esse tem seguido até hoje a orientação do Pedro Henrique que insiste em ser candidato mais uma vez. Wilson pelas suas colocações em público parece não ter a menor simpatia pela candidatura de Valéria Leal, mas sabe também que PH já era. Deve ser mais um que se sentiria melhor em uma outra alternativa para o pleito desse ano que não seja Luciana Trinta ou Valéria Leal.

Na hora de se escolher algo sempre se perde alguma coisa e também todos sabem que ninguém faz omelete sem quebrar os ovos. Manin deve saber disso e talvez por isso tomou tal decisão, porém para conseguir sucesso em sua empreitada ele precisa pelo menos arrumar as coisas em casa.

E é o que deve acontecer, até porque até as convenções muita coisa pode mudar ainda. Como dizia o ex-governador Luis Rocha (já falecido): “Política é que nem nuvens. Ora agente vê-las numa posição e quando olha novamente elas já mudaram”.

Um comentário:

  1. olha eu acharia bom vcs se informarem da realidade dos fatos a colocar tudo q ouvem ou veem nos blogs d vcs!minha irma Flavia ñ é candidata a prefeita ok. se vcs qrem fazer materias sobre politica e tal procurem a verdade dos fatos!

    ResponderExcluir